Saúde da mulher: panorama mundial


Figura 1: Google imagens.

Por que precisamos nos preocupar com a saúde das mulheres?

Mesmo com os avanços na melhoria da saúde da mulher nos últimos anos, as mulheres continuam sendo discriminadas, especialmente nos países menos desenvolvidos. Esta desvantagem contribui para as desigualdades econômicas, sociais e de saúde de suas famílias ou delas mesmas durante todo o ciclo da vida. Os resultados na saúde de mulheres, são piores quando este grupo é marginalizado e excluído da sociedade, sendo discriminadas ou vivendo em comunidades carentes, especialmente entre os mais pobres e menos escolarizadas. Além disso, um número ainda excessivo de mulheres, em todo o mundo continua tendo pouco ou nenhum acesso a serviços de saúde e educação essenciais e de qualidade, bem como a ar e água limpos, saneamento adequado e boa nutrição. Enfrentam a violência e a discriminação, não participam plenamente da sociedade e se deparam com outras barreiras ao exercício de seus direitos humanos.

Quais são os desafios de saúde da mulher?

Atualmente, apesar de o mundo dispor do conhecimento necessário para acabar com as mortes evitáveis de mulheres, ainda nos deparamos com sérios problemas da saúde da mulher além de todos os problemas sociais relatados. Em 2013, estimou-se que 289 mil mulheres no mundo tenham morrido como resultado de gravidez e parto, o que significa mais de uma morte a cada dois minutos, isto, óbitos por causas evitáveis. A dificuldade de acesso a serviços de saúde contribui para que, a cada ano, 270 mil mulheres morram de câncer cervical e 225 milhões não tenham acesso ao planejamento familiar. Além disso, uma em cada três mulheres entre 15 e 49 anos sofrem com violência física ou sexual dentro ou fora de suas casas.

O que será preciso fazer para mudar essa situação?

         Acredito que pensar na saúde das mulheres implica compreender o que se entende por mulher/vida de mulher e direito e saúde. A melhoria das condições econômicas, sociais e, consequentemente da saúde das mulheres, pode contribuir para melhora de vários desfechos desfavoráveis como a morte de mulheres por causas evitáveis. Como todos os problemas citados podem ser encontrados em toda parte do mundo, principalmente nos países mais pobres, é preciso uma estratégia global específica para o cuidado e atenção à saúde da mulher, através de políticas públicas mais resolutivas e específicas para as mulheres (figura 3).




Figura 2: http://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-as-mulheres/

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora